Além de frases e dicas literárias publicadas na página do Facebook, somos apaixonados e apaixonadas pela escrita com idades, trajetórias e expectativas diferentes que, separadamente, registramos nossos devaneios. Se quiser fazer parte, envie para nós seu texto (oficinacompartilhada@gmail.com)! Os que forem escolhidos pelo grupo serão divulgados aqui na Oficina Compartilhada.

Aproveite o espaço SEM moderação!

Bem-vindos e Bem-vindas!! Saravá!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Self-Service: monte o seu

Antes de começar, uma advertência: não tenham pressa em ler, sobretudo, pelas poucas palavras.

Quero iniciar narrando acerca de um homem e a relação que vem a ter com uma prostituta. Mas, eles necessitam de nomes? Ele é rico? Casado? Procura a prostituta com quais finalidades? Seria óbvio dizer “ele quer transar!”? Ou poderíamos arriscar “ele tem problemas afetivos e paga por uma conversa”? Exerce a profissão por conveniência? Tem filhos? Reside num bairro medíocre?  E ela, será que necessita de se prostituir? Como chegou a cogitar a vender seu corpo? Ela já havia se imaginado, em algum momento de sua vida fazendo isso? Poderia ter um jeito doce e carismático quando criança, e os que a conhecem bem não poderiam imaginar o que viria a acontecer? Ou sempre fora “dada”, e sabiam que poderia fazer tudo por dinheiro? 

Como chegaram a se conhecer? Na rua. Todavia, ela estava trabalhando ou se cruzaram na rua como “civis” e não como trabalhadores? Ele descobre imediatamente que ela é uma prostituta? Ela descobre logo sua procedência social. Mas como? Pelo modo de falar do personagem, ou pelo meio de transporte que utiliza, ou pela localidade de sua residência? Eles se envolveram rapidamente. Apaixonaram-se perdidamente (e dou a palavra “perdidamente” um tom estritamente forte). Eram capazes de matar um pelo outro. Terão motivos para fazer isso? E será que farão isso? Eles moram no mesmo país. 

Muitas afinidades em comum poderia ter feito com que os personagens se aproximassem; ou poderiam não ter nada em comum, criando uma espécie de “meia metade” clichê. Uma terceira pessoa entra em cena. Qual sua procedência? Conhece bem um deles. Qual? Convive bastante com os dois. Seria importante definir um gênero para essa pessoa? Era Amigo ou perturbaria a relação instaurando ciúmes entre eles? 

Em que país eles vivem? Talvez seja de suma importância os fatos históricos. As dificuldades da relação aumentam. Um deles descobre um segredo. Mas quem descobriu e de quem descobriu? Os fatores psicológicos e metafísicos ajudam para criar identidade de identificação e um clima de densidade. Mas quais? Os três brigam. Há uma trama que culmina na morte de um deles. As tensões aumentam. Nenhum deles havia matado antes. Os dois que restaram vivos se apoiavam nessa situação?  Houve separação. Mas por quais fatores?
Anos depois se reencontram. Não tocam no assunto da morte da pessoa. Há união entre os personagens. Por medo ou cumplicidade? Suas vidas se modificaram brutalmente. Há filhos? De ambas as partes? O segredo é um desconforto para um dos dois. Qual situação atual de ambos? Trabalham e a possuem a mesma posição social de antes?  Encontraram-se no mesmo país? Eles se conhecem bem.

Por algum tempo ficam juntos. Devido à mudança, um descobre que o passado conserva somente o que quer. A angústia perpassa o caminho dos dois. Separam-se. Quem tomou a atitude? Um dos personagens morre. Morte natural ou acidental? O outro fica sabendo. Não vai ao enterro. Por quê? Alguém recebe uma caixa lacrada. Que objetos estão na caixa? A caixa não é aberta. Por que quem recebeu não pode abrir? Por impossibilidade ou por dificuldade? Há um segredo. Mas qual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário