Além de frases e dicas literárias publicadas na página do Facebook, somos apaixonados e apaixonadas pela escrita com idades, trajetórias e expectativas diferentes que, separadamente, registramos nossos devaneios. Se quiser fazer parte, envie para nós seu texto (oficinacompartilhada@gmail.com)! Os que forem escolhidos pelo grupo serão divulgados aqui na Oficina Compartilhada.

Aproveite o espaço SEM moderação!

Bem-vindos e Bem-vindas!! Saravá!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tentativa de a-cúmulo



Dentre as cinderelas e as belas adormecidas, o marco para sua história foi Chapeuzinho Vermelho. Em uma versão antiga o lobo aborda a menininha e lhe pergunta: 

"Caminho das agulhas ou dos alfinetes?" 

A menina que ouvia a história não entendeu até que esfregasse a cara na vida - dizem que devemos todos mergulhar nela, mas pelo excesso de ingenuidade é melhor esfregar mesmo.

A menina demorou a entender que nem todos pensavam igual e, pasmou, aprendiam diferente. 
Demorou a entender que consenso não é a união das vontades, e sim a união das frustrações. 
Levou um bom tempo a perceber que tempo é invenção. E que a maior invenção de todas era ela, no tempo.

A menina experimentou agulhas e alfinetes e na pele sentiu a mesma dor, por aparência optou pelos alfinetes, caíam bem com o aspecto cru da carne. Para as agulhas reservou uma caixinha, "essas são os outros". Afinal, "o que atravessa minha carne deve ser visível, ornamentando alfinetadas, o que uso nos outros deve ser sutil, a tal ponto que pareçam pequenos brilhantes" e não o veneno da sua vingança silenciada.

Mas sabe qual é o cúmulo da ingenuidade? É lidar com as vontades dos outros pensando o melhor deles. Cúmulo ou acúmulo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário